fbpx
 

Takashi Murakami e a mistura de cultura pop, história e belas artes

Takashi Murakami e a mistura de cultura pop, história e belas artes

Takashi Murakami é um artista japonês contemporâneo nascido em Tóquio, em 1962, licenciado pela Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio e tendo uma graduação em Nihonga, pintura tradicional japonesa. 

Ele entrou no mundo da arte contemporânea em 1990 sob a tutela do artista Masato Nakamura, um músico japonês. Depois disso, em 1993, criou seu alter ego Mr. Dob. Desde então, ele começou a ser cada vez mais reconhecido dentro e fora do seu país de origem por misturar diferentes características de desenhos animados do Japão, da Europa e dos Estados Unidos nos seus personagens. Além disso, também fundou o movimento artístico pós-modernista, chamado Superflat, que foi influenciado pelos estilos mangá e anime e descreve a cultura e a sociedade japonesa do pós-guerra.

Seu trabalho abrange tanto a pintura como as mídias digitais, com quadros de ficção científica, animes, esculturas e até moda. Em 2002, ele se juntou com Marc Jacobs, um estilista norte-americano, para redesenhar o monograma da grife Louis Vuitton. Depois disso, tomou a decisão de incluir os monogramas e padrões da marca em suas próprias pinturas e esculturas. 

Murakami já teve suas obras expostas em diversos lugares do mundo, com os mais famosos sendo o Museu Guggenheim Bilbau e o Palácio de Versalhes. Em 2009, a revista TIME definiu-o como o mais influente representante da cultura japonesa contemporânea. Um de seus trabalhos mais recentes que recebeu bastante atenção foi o videoclipe da música “you should see me in a crown”, da cantora Billie Eilish, o qual foi produzido inteiramente por ele.

Sem Comentários

Postar Comentário