Rui Mendes, um dos grandes nomes da fotografia brasileira

Rui Mendes, um dos grandes nomes da fotografia brasileira

Rui Mendes, um dos fotógrafos mais requisitados no meio musical brasileiro, é a nossa #referênciadasemana.

Chico Science, Raul Seixas, Renato Russo e são alguns dos nomes que Rui Mendes já fotografou. Formado em Jornalismo pela USP e em Fotografia pela Fort Vancouver Junior College, o fotógrafo ganhou destaque no movimento do rock brasileiro nos anos 80, fazendo fotos de vários artistas e bandas para capas de discos e matérias.

Seu primeiro trabalho foi em 1982, para a antiga revista Pipoca Moderna, fotografando as bandas Ratos de Porão e Ira! Mendes passou por vários veículos que cobriam música, incluindo a revista Blitz, na qual se consolidou como fotógrafo principal. Em sua trajetória, dirigiu e fotografou videoclipes como os de Chico Science e Nação Zumbi, Syang, Charlie Brown Jr., Racionais MC’s, Rodox, Arnaldo Baptista, Sonic Junior, PR.5, Léo Jaime, Daniel Belleza e Mundo Livre S.A., que foi indicado a melhor clip do ano no MTV Awards de 1998. Além de trabalhos nos anos 2000, alguns trabalhos para a revista Rolling Stones. Fora do Brasil, Rui fotografou também para BB King, James Brown e para a banda Franz Ferdinand.

Em 2009, ele lançou um livro intitulado “Música” no qual apresenta seus principais trabalhos na fotografia, juntamente com textos que falam de sua experiência com os artistas e com a música. Hoje, Rui continua fazendo trabalhos para grandes artistas atuais, como Liniker, Emicida, Pitty e vários outros. 

Sem Comentários

Postar Comentário

× Como posso te ajudar?