Robert Delaunay, pintor cubista francês

Robert Delaunay, pintor cubista francês

Importante pintor cubista francês e fundador do movimento artístico Orfismo, Robert Delaunay chega para fazer parte do time da #referênciadasemana.

Delaunay nasceu na cidade de Paris em abril de 1885. Sua ligação com a arte começou muito cedo e em 1903 já executava imagens maduras com estilo seguro e impressionista.

Sua carreira teve início quando passou a estudar Belas Artes na capital francesa, obtendo referências do impressionismo e do pós-impressionismo, começando a se interessar pelos efeitos de contrastes entre cores. A partir de 1909, pinta uma série de retratos da cidade onde reside, Paris, e também da Torre Eiffel. Criou tudo isso em estilo cubista, bastante colorido.

Em 1925, forma murais para a Exposição Internacional de Artes Decorativas e em 1937 fez decorações nos pavilhões ferroviário e aeroviário para a  Exposição Internacional de Artes e Tecnologia da Vida Moderna, contando sempre com a ajuda da sua mulher, que também era artista.

Suas pinturas tinham características específicas, contavam com uma grande presença de profundidade e fortes contrastes de tons e cores. Delaunay buscou retratar a essência das luzes da natureza.

Sem Comentários

Postar Comentário