fbpx
 

KAWS e sua fama por fazer colagens sobre propagandas em pontos de ônibus

KAWS e sua fama por fazer colagens sobre propagandas em pontos de ônibus

Brian Donnelly, mais conhecido como KAWS, nasceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e se formou pela Escola de Artes Visuais em Nova York. Após se especializar em ilustrações, o artista trabalhou por um breve período de tempo no estúdio Jumbo Pictures, onde pintou cenários para animações como 101 dálmatas. Ele é um artista bastante emblemático, tendo produções que vão de quadros abstratos e estátuas em tamanhos monumentais a bichos de pelúcia e edições limitadas de sapatos. Os itens que levam sua assinatura ultrapassam a marca de um milhão de dólares. 

Antes mesmo de começar a faculdade, Brian começou a mostrar sua arte para todos de Nova Jersey por meio do grafite. Ao final de cada um, sempre usava KAWS como sua assinatura. Depois, na década de 90, se mudou para Brooklyn, onde reside atualmente, e foi lá que ele começou a ganhar reconhecimento. Não só por suas intervenções em outdoors, vagões de trem e cabines telefônicas, mas principalmente por suas colagens feitas sobre propagandas em pontos de ônibus. Suas sobreposições em anúncios publicitários de marcas como Calvin Klein e Guess foram o que o tornaram um ícone da cena underground. 

O artista, então, resolveu criar uma persona: com um corpo que variava em forma, dependendo do anúncio em que seria colocado, e um crânio, cruzado por dois ossos e com olhos em forma da letra “X”. Essas características logo deram início a uma família completa dessas criaturas, com os nomes mais famosos sendo BFF, Companion e Dissected. Além das suas próprias criações, KAWS também faz releituras de ícones da cultura pop, como Darth Vader, Astro Boy e Os Simpsons. 

Ao final dos anos 90, Brian passou a produzir suas primeiras figuras de vinil em colaboração com a marca japonesa de streetwear Bounty Hunter. Em 2006, abriu sua primeira loja no Japão, onde vendia figurinhas colecionáveis e uma linha própria de roupa. Além disso, teve participação no mundo da música, tendo assinado a capa do álbum 808 & Heartbreak de Kanye West. Já no mundo da moda, seu personagem BFF fez uma aparição no debute de Mr. Jones na Maison, que era uma homenagem a Christian Dior, sendo esculpido por 70 mil flores e tendo 10 metros de altura. 

Sem Comentários

Postar Comentário