fbpx
 

Já se perguntou como seria o rosto de certas figuras históricas que nunca foram fotografadas? O fotógrafo Bas Uterwijk tem a resposta

Já se perguntou como seria o rosto de certas figuras históricas que nunca foram fotografadas? O fotógrafo Bas Uterwijk tem a resposta

O fotógrafo holandês Bas Uterwijk teve a ideia de criar imagens do tipo retrato que podem nos ajudar a ter uma noção mais clara de como algumas figuras e até esculturas históricas eram ou poderiam ser. 

Bas é fotógrafo desde os 14 anos de idade, tendo uma formação em computação gráfica, animação 3D e efeitos especiais. Ele conta com a ajuda do software Artbreeder, que usa inteligência artificial e, com o acervo de imagens em mãos, é capaz de identificar características faciais comuns e originar uma nova imagem em alta resolução com qualidade de uma fotografia genuína. Assim, Uterwijk resolveu se aventurar e tentar responder questionamentos do tipo “como seria o rosto de Jesus Cristo?” e “e se Davi, escultura de Michelangelo, fosse um homem real?”. Para ajudar nesse processo, ele também utiliza o Photoshop. 

Como Bas também tenta mostrar como seriam os rostos de estátuas e esculturas, de acordo com ele, a parte mais difícil de transformá-las em fotos hiper-realistas é quando a própria obra não possui uma expressão tão real, como é o caso da Estátua da Liberdade, localizada nos Estados Unidos. Isso acaba complicando seu trabalho porque a obra não é tão realista.

O holandês sempre compartilha o resultado do seu trabalho em seu Instagram, que já tem mais de 50 retratos feitos e curtidos por milhares de pessoas.

Sem Comentários

Postar Comentário