Grant Wood, pintor americano

Grant Wood, pintor americano

O pintor americano Grant Wood, um dos principais regionalistas dos anos 30, chega para nossa #referênciadasemana

Nascido em 1891, na zona rural de Iowa, estado americano, Wood ingressou em uma escola de artes, inteiramente para mulheres, e também no Instituto de Artes de Chicago, iniciando os estudos na pintura e suas produções. Posteriormente, retornou para Iowa onde criou seu pequeno ateliê e começou a dar aulas de artes em uma escola local. E em 1932, Grant ajudou na fundação de uma casa de apoio para os artistas se recuperarem da Grande Depressão que abalou os EUA após a crise de 1929. 

O artista fez parte do movimento regionalista, retratando em suas pinturas muito da vida rural do centro-oeste americano, muitas vezes, de forma satírica e crítica. Sua maior obra, e que é hoje um grande patrimônio da pintura americana no mundo, O Gótico Americano, foi exibido pela primeira vez em 1930 e é considerada por vários críticos como uma sátira ao estreitamento da vida rural nas pequenas cidades. O quadro foi bastante popularizado, sendo usado inclusive em cenas de filmes, capas de revistas e é parodiado até hoje. 

Os principais trabalhos de Grant Wood, incluindo O Gótico Americano, podem ser encontrados no Instituto de Artes de Chicago, onde Grant Wood estudou. 

Confira algumas de suas obras: 

Sem Comentários

Postar Comentário

× Podemos ajudar?