Ferdinand Georg Waldmüller e seu realismo natural

Ferdinand Georg Waldmüller e seu realismo natural

Nascido no dia 15 de janeiro de 1793, em Viena, na Áustria, Ferdinand Georg Waldmüller foi um escritor e artista muito importante durante o período Biedermeier, um tempo próspero para a classe média, que investia nas artes. 

Ele frequentava a Academia Belas Artes em Viena, onde tornou-se professor. Era muito bom com retratos, estudava muito as pinturas de outros artistas e as reproduzia, além disso, tinha um conhecimento excelente de luz e sombra, o que tornava as suas obras bastante realistas. Ele inclusive fez um retrato de Beethoven.

Mais tarde começou a se interessar pela natureza. Passava horas ao ar livre pintando e usando seus conhecimentos aguçados que resultavam em paisagens esplêndidas. Como era professor, defendia que o melhor contato com a arte era o natural, e era contra as técnicas academicistas.

Waldmüller escreveu livros sobre sua tese quanto às artes em contato com a natureza, e teve todo o seu talento reconhecido ainda quando vivo, pois se sustentava com a venda de seus quadros. Morreu em 23 de agosto de 1865, tornando-se um dos pintores austríacos mais importantes do realismo.

Sem Comentários

Postar Comentário

× Podemos ajudar?