Conceição Cahú, artista Pernambucana

Conceição Cahú, artista Pernambucana

Artista e uma das poucas mulheres a publicar trabalhos na imprensa brasileira, Conceição Cahú chega para nossa #referênciadasemana.

Natural de Floresta, cidade no interior de Pernambuco, Conceição Cahú, nascida em 1944, mudou-se para Recife nos anos 60 para estudar pintura na Escola de Belas Artes. Iniciou seus trabalhos desenhando cartilhas de orientação para agricultores, e em seguida passou pelo Departamento de Audiovisual da SUDENE, uma Agência de publicidade, até se mudar para São Paulo em 1973 e começar a trabalhar em revistas e em jornais.

Cahú se destacou em sua passagem pelos jornais Folha de São Paulo, Jornal da tarde e Gazeta Mercantil, como ilustradora, cartunista e chargista, um ramo onde as mulheres não costumam estar inseridas. Suas ilustrações com bico de pena são marca registrada de sua arte, e a tornaram referência para os desenhistas da época.

Na última fase de sua carreira, antes de falecer em 2006, Conceição Cahú voltou-se para a pintura a óleo, aquarelas, guaches e realizou várias exposições, em São Paulo, Recife e em sua cidade natal.

Hoje, você pode ver diversas obras da artista no Memorial Conceição Cahú localizado em Floresta, Pernambuco. 

Sem Comentários

Postar Comentário

× Como posso te ajudar?