Cao Guimarães, fotógrafo e cineasta

Cao Guimarães, fotógrafo e cineasta

A nossa #referenciadasemana é um fotógrafo e cineasta chamado Cao Guimarães. Nasceu em 1965 em Belo Horizonte, onde vive e trabalha.

Desde criança observava o projeto que o seu avô tinha, que eram as projeções de filmes da própria família. Na adolescência, gostava de projetar estas imagens e observá-las novamente. Conseguiu herdar a câmera do seu avô logo após a morte dele e começou a realizar diversos trabalhos com ela, gostava de levá-la para os lugares que frequentava, em suas saídas pela cidade.

Nesse tempo tinha apenas laboratórios improvisados para trabalhar sua paixão pela fotografia, mas isso nunca foi uma dificuldade para ele. Tinha a visão da sua obra como “surrealista barroca”.

Ao se casar, muda-se com a sua esposa para Londres, por ela conseguir uma bolsa de estudo. Por ficar muito tempo sozinho em um lugar diferente, começou a mudar a sua visão do Brasil e do mundo. Com isso, começou a captar eventos banais do seu cotidiano com a sua câmera.

As composições das obras de Guimarães são feitas pelos eventos do dia-a-dia e ações silenciosas em ambientes urbanos e rurais no Brasil. Hoje em dia é conhecido pelas suas “gambiarras”, e em seguida, documenta-as em fotografias poéticas e inquietas.

Sem Comentários

Postar Comentário

× Podemos ajudar?