fbpx
 

Aleksandra Ekster e sua arte como pintora e designer

Aleksandra Ekster e sua arte como pintora e designer

Aleksandra Ekster, nascida em 6 de janeiro de 1882 na atual Polônia, foi uma renomada pintora e designer dos movimentos cubo-futurista, suprematista construtivista. Desde pequena recebeu uma educação de muita qualidade, tendo estudado línguas, música, arte e desenho. Já em 1903, estudou pintura na Escola Artística de Kiev, no mesmo período que casou-se com Nikolai Ekster, um advogado que fazia parte da família da elite cultural e intelectual de Kiev. Cinco anos depois, foram passar alguns meses em Paris e ela resolveu frequentar a Académie de la Grande Chaumière em Montparnasse, porém acabou sendo expulsa da mesma por não seguir a direção artística da escola de arte. Após isso, ficou alternando sua residência entre Kiev, São Petersburgo, Odessa, Paris, Roma e Moscovo.

Ekster desenvolveu seu próprio estilo absorvendo influências de várias fontes e culturas, pegando o que mais gostava de cada. Entre 1915 e 1916, trabalhou em cooperativas artesanais nas cidades de Skoptsi e Verbovka, juntamente com vários outros artistas renomados. Mais tarde, fundou uma oficina de ensino e produção em Kiev, se tornando, também, nesse mesmo período, um dos nomes notáveis do Teatro Kamerny, localizado em Moscou, onde firmou uma parceria com Aleksandr Tairov, seu fundador. Ela produzia o design dos sets de cada uma das peças que Tairov dirigia, se tornando muito famosa em design de palco.

Aleksandra passou de artes impressionistas dentro do movimento cubo-futurista à arte abstrata durante sua vida. A partir de 1916, imergiu-se completamente no abstracionismo, desenhando superfícies rasas e profundas, equilíbrio, movimento, cores e luz. Mais tarde, também se viu trabalhando como figurinista com Vadym Meller no estúdio de ballet da bailarina Bronislava Nijinska, uma das figuras mais influentes da dança do início do século XX. Depois, tornou-se diretora do curso básico de cor na escola artística VKhUTEMAS em Moscovo, onde ensinava o tema a cor no espaço para seus estudantes. 

Em 1924, ela e seu marido se estabelecem em Paris. No início, tornou-se professora na Academia de Arte Moderna, e, entre 1926 e 1930, lecionou na Academia de Arte Contemporânea de Fernand Léger, um pintor francês. Em 1936, participou da exposição Cubismo e Arte Abstrata em Nova York e teve exposições individuais em Praga e Paris.

Sem Comentários

Postar Comentário