Aldemir Martins, pintor e desenhista cearense

Aldemir Martins, pintor e desenhista cearense

O pintor cearense Aldemir Martins traz a natureza e a gente brasileira como temas frequentes da sua obra, ele chega para fazer parte da nossa #referenciadasemana.

Foi vencedor de um concurso das oficinas de material bélico, recebendo o título de “Cabo Pintor”.

Nascido no Ceará, teve sua carreira iniciada ainda no tempo de colégio, onde foi escolhido como orientador artístico da sala. Entrou no exército, mas, nas horas vagas sempre se dedicava às suas pinturas.

Morou em São Paulo e no Rio de Janeiro onde exibiu suas primeiras exposições. Em 1940, fez sua primeira exposição no 2º Salão de Pintura do Ceará e trabalhou como ilustrador em jornais de Fortaleza. Seu nome começou a ser conhecido quando Aldemir participou de uma coletiva do Salão Nacional de Belas Artes.

Suas ideias para as pinturas surgiram ainda mais depois de uma viagem que fez para o Ceará, em que foi pendurado em um pau-de-arara, abrindo sua mente para melhor representar o Nordeste.

Suas pinturas têm marcas registradas, com traços fortes e cores vibrantes que mistura um pouco de cubismo com fauvismo. Martins procurava não se acomodar, ele não limita suas obras só à tela de pintura, retratava-as em pequenas madeiras para caixas de charuto, papéis de carta, cartões, telas de linho, de juta e tecidos variados, já pintou até em caixa de pizza. 

Sem Comentários

Postar Comentário

× Podemos ajudar?